Sobre este saite

Sobre este saite

Página pessoal? Arquivo online? Diário ocasional? Desde que foi criado, este saite tem procurado ser um pouco de tudo isso, mesmo sabendo à partida que é impossível reunir o resultado de décadas de ofício disperso por diferentes meios, empresas e suportes.

Muito do que foi escrito, filmado ou lido ao microfone encontra-se agora, na melhor das hipóteses, disperso por ignotos arquivos a que não é fácil aceder. Alguns trabalhos mais antigos desapareceram - ou pelo menos não se lhes conhece paradeiro - outros são demasiado circunstanciais e já inúteis, mesmo para um arquivo.

O carácter efémero do jornalismo assim o determina, mas isso não significa necessariamente que as palavras ditas, escritas ou ilustradas com imagens deixem de valer após chegarem ao destino. Apenas passam a ter uma outra vida, tornando-se por vezes fonte ou testemunho de momentos, situações, estados de alma, tempos passados.

O que foi possível reunir em viriatoteles.net representa uma pequena percentagem do trabalho realizado ao longo dos anos. Neste saite procura reunir-se, mesmo se de modo necessariamente não-exaustivo, o que de eventualmente mais significativo foi sendo escrito para a imprensa, a rádio e a televisão, mas também para livros próprios e alheios, canções bissextas e outras outras coisas soltas. É - será - assim um repositório sempre em desenvolvimento. 

Muito do trabalho feito desapareceu quando desapareceram as publicações respectivas, ou anda perdido em arquivos sonoros de difícil acesso, ou diluiu-se numa nuvem qualquer da world wide web. Dos arquivos do tempo do papel, calcula-se que alguns ainda andarão por aí. Também só alguns registos de som e imagem podem ser ouvidos e vistos nos Arquivos RTP ou no RTP Play. Por isso considere-se que este saite se encontra, na medida do possível, em actualização permanente. 

Este saite foi criado em 2002 com o objectivo de ser um arquivo parcial de textos publicados pelo autor na Imprensa, na Rádio ou na Televisão desde o final dos anos 70 do século XX. 

Na verdade tem sido várias coisas: arquivo, blogue, noticiário, repositório de produções mais longínquas e de algumas possíveis novidades. Com mudanças gráficas e acréscimos de conteúdos, o objectivo inicial mantém-se e reforça-se: recuperação de trabalhos mais antigos e mais recentes, motor de busca aperfeiçoado, disponibilização do que vai sendo possível recuperar em arquivos. 

 
Criado em Html no Sapo.pt em 2002. Reconstruído em Open Office no Inverno de 2006-2007. Redesenhado para Joomla! entre o Inverno de 2009 e o Verão de 2010. Reorganizado na Primavera de 2013 e optimizado para plataformas móveis no Verão de 2014. Renovação geral na Primavera de 2019.

Autoria e concepção geral
Viriato Teles

Fotografia
Sandra Bernardo | Pexels | Pixabay | Wikimedia

Apoio criativo
Canek Sánchez Guevara

Concepção original
IdeiasGerais.com

Desenvolvimento web
Atomo.pt

Monitorizado por
Norton™ Safeweb | Sucuri

Optimizado para
Chrome | Mozilla Firefox | Safari | Opera

Compatível com
Android | Apple iOS | Windows

© Viriato Teles | SPA
Os textos, imagens e sons incluídos neste sítio estão protegidos pela legislação nacional e internacional do Direito de Autor.
O licenciamento para fins comerciais deverá ser contratualizado através da Sociedade Portuguesa de Autores.